segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Se tem 5% porque não os 15% ? movimento 15%

Do FEC para o SEBAM 

                                        

A União das Bandas de Música do Rio Grande do Norte vem manifestar sua insatisfação com o percentual de 5% apresentado no Projeto de Lei que cria o Fundo Estadual de Cultura – FEC, destinado para o Sistema Estadual de Bandas que equivale há R$ 750.000,00 em 2012 um valor totalmente insuficiente que não atende aos anseios do seguimento, e solicita a sensibilidade e responsabilidade dos deputados (as) do RN para aumentar este percentual para no mínimo 15% / ano do total do FEC.

São mais de 115 bandas de música do estado que há décadas esperam por uma política pública que beneficie realmente e definitivamente este seguimento dos mais antigos e importantes da cultura brasileira. Se permanecer os 5% como estar proposto pelo governo do estado o que acontecerá, é que muitas bandas ficarão a ver navio, portanto sendo preciso um valor que possa atender a maioria ou totalidade das bandas a cada ano.

Não podemos concordar com o percentual de 5% destinado as bandas pelo Fundo Estadual de Cultura - FEC. Somos mais de 115 bandas atuantes e muitos municípios requerem a necessidade de uma banda por ainda não disporem de uma. O setor de Bandas de Musica supre a ineficiência do estado, no ensino musical e na formação dos músicos do RN, é mais de 10 mil, envolvidos diretamente. Temos uma demanda histórica, que podemos a partir dos recursos do FEC, reverter em benefícios importantíssimos para o desenvolvimento musical do estado.

Entendemos que precisamos de no mínimo 15% do FEC para podermos promover além da formação musical que já realizamos nas escolas de música das bandas, eventos culturais e  a cultura musical instrumental, fomentar o movimento de formação técnica e inclusão social, promover e difundir nossos valores criativos e pedagógicos, adequação  e melhorias dos  espaços, aquisição e manutenção de instrumentos, desenvolver programas de BOLSAS, apoio a registros audiovisuais,  fonográficos, literários e etc.

Neste sentido afirmamos aos Senhores (as) deputados (as), que não concordamos com o PL da forma como estar e apelamos mais uma vez para vossas compreensões e senso de responsabilidade no sentido de redefinir tais valores a partir da realidade dos seguimentos envolvidos como é o caso das bandas de música. Permanecendo como estar o projeto de lei o governo do estado sozinho irá gerir a seu modo cerca de 65% do total dos recursos do Fundo Estadual de Cultura.



UNIBAM – União das Bandas de Música do RN
Reunida da cidade de Cruzeta/RN, aos 10 de dezembro de 2011.



Informações enviada para o blog ENOCK DOUGLAS pelo mandato do Vereador Braga-Janduís-RN





Nenhum comentário:

Postar um comentário