terça-feira, 20 de dezembro de 2011

FAMILIA E EDUCAÇÃO


Enock Douglas fala sobre a importância da família na educação de nossas crianças e adolescentes


          O conceito de família modifica-se constantemente, novas tecnologias, novas gerações e concepções surgem com fluidez, às relações sociais se modificaram e já não existe mais os modelos de família compostos por pai, mãe e filhos. No contexto atual existem famílias formadas por amigos, homossexuais, tios e sobrinhos, colegas de trabalho ou de faculdade etc. Não existe mais a obrigatoriedade de famílias formadas apenas por pai e mãe. Diante dessas questões refletiremos a respeito do papel dessas novas instituições familiares na educação. Pois sabemos que os primeiros ensinamentos que recebemos se dão através da família. Nossas primeiras referências partem daqueles com quem iniciamos o contato social. 

No período do Brasil colonial, os filhos dos senhores colonizadores (ricos), recebiam as primeiras instruções pelo irmão mais velho e só muito tempo depois era que podiam ser instruídos por professores que não faziam parte da família. Com o passar do tempo esse método mudou, hoje o estado é o responsável pela educação primária de nossos filhos, mas quando chegamos á escola primaria já devemos ter o conhecimento básico sobre algumas questões e esse conhecimento tem que ser adquirido no seio familiar.
        
Essa relação família-conhecimento pode contribuir significativamente para o desenvolvimento intelectual da criança, que procura tomar os adultos como referência, imitando-os, pois, a criança constrói o seu caráter de acordo com os exemplos que a circunda. A família é um órgão importante no processo de construção do ser: ético, cidadão e com participação social em sua comunidade.
   
De que forma os pais poderiam contribuir para a educação de seus filhos? Posso apresentar algumas sugestões, mas essa resposta você tem que encontrá-la através do diálogo com seu filho e a escola. De forma geral recomendo que: Primeiro converse bastante com o seu filho, tente identificar quais os principais problemas enfrentados por ele, converse também com os gestores e professores da escola, ajude-o nas atividades extra-classe, participe ativamente das reuniões da escola, mostre que você se preocupa com a educação do seu filho, reserve momentos de leitura, lazer e passeios em locais que despertam o interesse pelo conhecimento, como bibliotecas, eventos culturais, etc, mas o principal  para que possamos proporcionar uma boa educação para os nossos filhos, é dando-os carinho, atenção e proteção.

Autor:Enock Douglas Silva Pereira
 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário